Deixe seus dados que entraremos em contato



    BRASÍLIA/DF

    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

    SÃO PAULO/SP

    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

    5G: o futuro bate à sua porta

    Postado por em

    Comunicação

    Saiba como essa nova tecnologia vai revolucionar o seu mundo

    Com o leilão do 5G acontecendo na sexta-feira, 5 de novembro, foram abertas inúmeras oportunidades para o futuro da internet do país. Vinte vezes mais rápida, a tecnologia vai trazer novas possibilidades digitais que terão impactos diretos sobre o mundo real, tornando nosso cotidiano similar ao de um futuro do cinema ou dos videogames.

    Datas importantes e monopólio da comunicação

    A Anatel confirmou que, até 2029, a maioria das cidades brasileiras com pouco menos de 500 mil habitantes terá pontos de acesso 5G. Porém, no início das instalações, que ocorrerão no ano que vem, só os grandes centros metropolitanos serão contemplados, ainda demorando um pouco para que todos os municípios tenham acesso ao recurso. Os lotes adquiridos ficaram divididos entre regionais e nacionais, tendo estas últimas ficado sob a responsabilidade das grandes empresas de comunicação do mercado, como a Claro, a Vivo e a Tim. Já os lotes regionais foram para as novas empresas, que apostam na diversidade empresarial do futuro da comunicação, como a Winity II e a Fundo Pátria.

    Mas o que o 5G traz de novo?

    A novidade virá acompanhada de inovações na área automobilística, operária, comunicacional e da saúde, entre muitas outras. De acordo com a 5G Americas, até o convencional modem residencial poderá ser substituído por um sistema bem mais amplo, que pode suportar simultaneamente mais de 100 aparelhos com capacidade de download de até 10 GB por segundo, acelerando a internet que costumamos usar no dia a dia, melhorando a latência, facilitando reuniões e relações dentro e fora das agências. Alguns estudiosos dizem que cada vez mais casas e empresas terão aparelhos comuns (como geladeira, ar-condicionado, chuveiro e outros) conectados à internet.

    Realidade estendida: uma nova visão para os nossos olhos

    A realidade estendida é a junção da realidade virtual com a realidade aumentada. Ela trará um novo prisma sobre a interação entre o mundo real e o digital, possibilitando mudanças enormes. Muitas companhias já investiram em produtos que utilizam como base o 5G, como o Google Stadia (sistema de gamificação em nuvem, que vai reduzir o uso de hardware e possibilitar que se jogue diretamente pela nuvem). Misturando essas possibilidades às ideias na área de relações sociais que já vêm sendo executadas, como o metaverso de Mark Zuckerberg, serão imensuráveis as inovações na publicidade, principalmente na área do marketing, e mais especificamente na forma de contato cliente-empresa-público.

    E na comunicação digital?

    A coleta de dados, a análise e a melhora nos algoritmos são dadas como certa. Assim, será mais fácil customizar a publicidade por meio de inovações na área de gamificação, realidade aumentada, inteligência artificial, vídeos interativos e no novíssimo metaverso. São mudanças que vão permitir ao mercado da comunicação criar novos serviços, novos pontos de contato com o consumidor.

    CONTATOS

    Brasília/DF
    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
    São Paulo/SP
    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista