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    Festival folclórico de Parintins: celebração cultural e estratégias de marketing das empresas

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    Marketing no Festival de Parintins

    Boi Garantido ou Boi Caprichoso? Para quem vai a sua torcida?

    O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular na região norte do Brasil, realizada em Parintins, no estado do Amazonas, desde 1966. É um dos festivais mais importantes da cultura brasileira, repleto de simbolismo, crenças indígenas, rivalidade e celebração, sendo reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.

    No festival, ocorre uma competição entre dois bois: o Boi Garantido, identificado pela cor vermelha e o símbolo do coração, e o Boi Caprichoso, representado pela cor azul e uma estrela. As apresentações acontecem no Bumbódromo, uma arena com capacidade para 25 mil pessoas, dividida entre as torcidas das duas cores.

    O festival representa identidade cultural e sua importância para a preservação da história do povo pois incorpora elementos do folclore nacional e das culturas indígenas. As apresentações tem cerca de 2h30 e acontece no último final de semana do mês de junho e além de carregar beleza e cultura, o evento movimenta o turismo e economia da região sendo uma excelente oportunidade para as marcas se destacarem.

    Durante o festival, as empresas adotam estratégias de marketing específicas, como o design adaptável. Isso envolve modificar suas embalagens para se alinhar às cores e símbolos dos bois Garantido e Caprichoso, não apenas para atrair as torcidas, mas também para demonstrar apoio cultural à comunidade de Parintins. Um exemplo disso é a Coca-Cola, conhecida por sua identidade visual vermelha, que durante o festival adapta suas embalagens para exibir tanto o azul quanto o vermelho.

    Marcas como Nivea, O Boticário e Ambev também participam dessa adaptação visual, muitas vezes incorporando não apenas as cores, mas também os logos dos bois em suas campanhas. Essa estratégia não só aproxima as marcas do público local, mas também respeita e celebra a cultura durante este evento anual.

    Essas ações não são apenas uma estratégia de mercado, mas sim uma forma genuína de integrar-se à comunidade e ao espírito festivo de Parintins, destacando-se de maneira positiva.  Essa estratégia é vantajosa para as empresas, principalmente se tratando de festas regionais, isso garante a aproximação com o público, aumento da visibilidade e flexibilidade e capacidade de adaptação diante as marcas concorrentes do mercado.

    Quer saber como aproximar a sua marca do público? Conheça a Icom e entenda como como essas estratégias  podem impulsionar a sua empresa.

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