O rádio é um meio de comunicação que vem se superando ao longo tempo. Primeiramente quando surgiu a televisão, uma de suas maiores crises, e mais recentemente com o advento da internet. Em ambas situações o rádio conseguiu se adaptar e não perder seu espaço. Para isso inovou sua forma e linguagem, diversificando suas temáticas, expandindo os seus modelos de transmissão e integração e ainda prestando mais serviços sem perder sua essência e audiência. E essas iniciativas deram certo, o rádio conseguiu manter um vínculo forte com os ouvintes e claro com os anunciantes por uma questão de sobrevivência.
E com toda a transformação digital pelo qual o mundo passa, a tendência dessa forma de comunicação é tornar-se integralmente digital até pela procura natural que acontece hoje por meio da internet, mas o rádio não deixará de ter suas principais características.
Tudo isso é uma grande evolução para um veículo de comunicação que chegou ao Brasil em 1922, por meio do cientista e educador Edgard Roquette Pinto. A primeira transmissão aconteceu no dia 7 de setembro do mesmo ano. E em 20 de abril de 1923, entrava no ar a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, existente até hoje e faz parte da Empresa Brasileira de comunicação (EBC).
Para aqueles que tem curiosidade em saber o alcance do rádio, vejam que esse veículo está presente em 88,1% dos domicílios brasileiros, perdendo apenas para a televisão. O Brasil tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio estando incluído nesse montante as rádios comerciais AM e FM e as comunitárias que são de grande valia também para a população.
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