Propriedades intelectuais são bens muito valiosos no mundo dos negócios, e grandes empresas fazem de tudo para protegê-las; com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) não é diferente.
O porquê das proibições
A Copa do Mundo é a maior propriedade intelectual da FIFA, e boa parte do faturamento é proveniente do licenciamento de suas propriedades. Eles permitem o uso de marcas registradas em camisetas, embalagens especiais, citações em anúncios, associação de marcas ao evento etc.
Por isso, durante o evento, são estabelecidas diversas maneiras para impedir o uso comercial não autorizado das marcas do evento.
O que é proibido
É vedado às empresas não licenciadas o uso de diversos termos e imagens, como:
- “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
- “Copa do Mundo FIFA™”;
- “FIFA”;
- “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
- “Copa Mundial” ou “Mundial”;
- “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
- “2022”;
- emblema, slogan ou pôster oficial;
- imagem ou nome do mascote oficial;
- imagem do troféu oficial;
- marcas e logos da FIFA;
- fonte oficial do evento.
Portanto, é muito importante observar essas proibições antes de elaborar qualquer ação para a sua empresa durante a Copa.
Continue nos acompanhando para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes de comunicação, marketing e negócios.
Confira alguns deles:
- “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
- “Copa do Mundo FIFA™”;
- “FIFA”;
- “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
- “Copa Mundial” ou “Mundial”;
- “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
- “2022”;
- emblema, slogan ou pôster oficial;
- imagem ou nome do mascote oficial;
- imagem do troféu oficial;
- marcas e logos da FIFA;
- fonte oficial do evento.
- No nosso blog, você encontra mais informações sobre essas restrições, além de entender o porquê de tanto cuidado durante o evento.