Deixe seus dados que entraremos em contato



BRASÍLIA/DF

SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

SÃO PAULO/SP

Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

A Evolução da Realidade Aumentada

Postado por em , , , ,

Tecnologia

Ilustração de realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada promove a integração da realidade digital com o mundo real. Inicialmente desenvolvida para o entretenimento, tinha como principal frente os games, com uma tecnologia que dá vida a um outro mundo, deixando os jogos mais interativos, dinâmicos, curiosos e divertidos. Hoje, a realidade aumentada já é utilizada de outras maneiras, em outros setores. No Brasil, a maior parte dos sistemas de RA estão sendo desenvolvidos em ambientes de pesquisa, principalmente em Universidades. 

Atualmente, os nativos digitais são os novos universitários. Uma geração que busca conhecimento de forma atrativa e imersiva. O modelo tradicional, que envolve aulas, livros e lousa, já não consegue captar tanto a atenção. Por isso, a tecnologia e, principalmente, os celulares podem ser aliados do ensino eficiente em sala de aula.

As inovações tecnológicas precisam fazer parte das instituições de ensino superior. Diversas ferramentas podem ser usadas para aproximar o aluno dos estudos e uma das principais é a realidade aumentada. Alguns benefícios que a tecnologia RA proporciona aos alunos são:

  1. Engajamento: Garante maior atenção dos estudantes pois apresenta os conteúdos de forma criativa em um ambiente de maior interação.
  2. Prática: Aprender fazendo é uma das técnicas que estimulam o conhecimento. Com a ajuda da realidade aumentada é possível aproximar o aluno dos conteúdos lecionados.
  3. Memorização: Com o conteúdo digital imerso no mundo real, há uma maior absorção do conhecimento e os alunos aprendem mais rápido. Essa imersão acontece com estímulos visuais, sonoros e até táteis.

A gerente de produção de conteúdo digital da SAGAH, Daiana Rocha, afirma que os impactos da realidade aumentada na aprendizagem são significativos, pois proporcionam ao aluno uma vivência mais próxima do real. “Os elementos em realidade aumentada complementam o conteúdo escrito com uma experiência 3D, aprimorando o entendimento do conteúdo estudado” completou Daiana.

O ensino a distância é um dos maiores beneficiados com a tecnologia, que permite aos alunos experimentar como o conceito se aplica na vida real. Por exemplo, integrantes do curso de Engenharia Mecânica podem conhecer os componentes de um motor através da tecnologia antes de fazer visitas técnicas às oficinas.

A realidade aumentada também pode ser uma grande aliada em treinamentos corporativos, propiciando inúmeras possibilidades, pois permite integrar informações de forma interativa, que são utilizadas não só em processos de aprendizagem, mas em questões gerais da empresa.

Assim como a educação, a tecnologia de realidade aumentada tem sido aplicada em outros setores como a saúde, em indústrias como e-commerce, varejo e alimentos. A tendência é de expansão, e no futuro ela estará profundamente inserida em processos e serviços.

CONTATOS

Brasília/DF
SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
São Paulo/SP
Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista