6 benefícios do SEO para melhorar o posicionamento não pago do seu site
Cada vez mais os consumidores estão na internet, pesquisando e buscando produtos e serviços para adquirir. Por isso, estar bem posicionado em sites de busca é fundamental para tornar uma marca mais conhecida, alcançar mais clientes em potencial e, assim, otimizar os resultados de uma empresa.
Para alcançar esse objetivo, existem diversos fatores que influenciam o desempenho de um site em buscas. O posicionamento de um site pode ser realizado de forma paga, de modo que um valor é investido para o endereço ser colocado nas primeiras posições da busca, e de forma não paga, mais conhecida como orgânica. Então, se você quer que seu site seja bem colocado nos buscadores, sem pagar, é fundamental estar atento a algumas técnicas de SEO.
Mas o que é SEO?
Search Engine Optimization é traduzido para o português como Otimização para Motores de Busca e consiste no conjunto de ações voltadas para obter melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca e, assim, ser encontrado com maior facilidade.
Entre outras ações, o SEO estabelece, por exemplo, as seguintes estratégias: definir um título forte, escolher boas descrições para suas páginas, adicionar Alt Text às imagens e criar um blog. Todas essas ações geram diversos benefícios às empresas. Nesse sentido, nós separamos as 6 principais vantagens para a sua empresa. Continue a leitura e confira:
- SEO atrai o tráfego ideal para vender serviços e produtos
Ao contrário do tráfego pago, o posicionamento orgânico não empurra anúncios para os usuários do site de busca, mas atrai gente que está realmente buscando pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. Assim, são maiores as chances de compra, uma vez que a sua marca pode solucionar um problema do cliente em potencial.
- SEO potencializa o desempenho nas redes sociais
A campanha de SEO é eficaz e traz milhares de visitantes ao site, que converte as visitas em seguidores para o Instagram, Facebook e até o TikTok.
- Economia de recursos com posicionamento
Por que gastar dinheiro para tornar seu site mais conhecido se você pode utilizar as técnicas de SEO para melhorar esse posicionamento? Dessa forma, você também promove a estratégia de longo prazo – assim como leva tempo para subir na classificação, também leva tempo para descer no ranking.
- SEO aumenta a credibilidade da empresa
Uma pesquisa do Google afirma que 37% dos cliques, nas pesquisas, ocorrem em empresas de bons posicionamentos. Isso mostra que os usuários confiam no ranqueamento dos sites de busca, o que gera maior confiança e credibilidade em relação aos produtos e serviços ofertados.
- SEO potencializa as vendas off-line
Um dos hábitos do consumidor atual é pesquisar sobre a marca, seus produtos e até sobre sua classificação nos sites de busca antes de buscá-la presencialmente. Por isso, um site bem posicionado atrai não apenas clientes digitais, mas aqueles que buscarão a loja fisicamente para comprar.
- Melhora a atuação da marca diante da concorrência
A jornada do seu cliente sempre começa na busca por um produto, serviço ou uma marca, e os seus concorrentes usam a pesquisa para ampliar o acesso a esses usuários. É por isso que otimizar o posicionamento da sua marca deve ser prioridade; se a sua empresa for a primeira opção, seus clientes nunca saberão sobre as centenas de alternativas.
Essas são apenas algumas das diversas vantagens que o SEO traz para o posicionamento orgânico do site da sua empresa. Quer saber mais? Então, fale com a iCom.
[newsletter]