Créditos da imagem: site IMDb
Insatisfeita com a vida no mar e alimentando uma imensa curiosidade sobre “aquele mundo cheio de ar”, a jovem sereia, Ariel, decide se tornar humana, movida pela paixão que surgiu após conhecer o príncipe Eric, um homem da superfície.
Para alcançar seu objetivo, a princesa do mar vai até a bruxa Úrsula. Com ela, firma um acordo: será humana durante três dias, mas dará em troca sua linda voz.
A partir deste momento, uma série de conflitos se desencadeiam entre Ariel, Úrsula e Eric. Entre eles, a tentativa de a bruxa se tornar esposa do príncipe; a prisão do Rei dos mares; e muito mais. Depois que todos os poderes e de feitiços lançados pela vilã da história se revertem e se revelam, a sereia se torna definitivamente humana, se casa com seu amado e vive feliz para sempre.
Esse é o enredo de A Pequena Sereia, clássico da Walt Disney Studios, que acaba de ganhar um remake, no qual os personagens são interpretados por atores reais.
No fundo, esta é uma história simples sobre uma adolescente curiosa, que é capaz tudo para viver um amor verdadeiro. Entretanto a forma como essa fábula é contada, com uma narrativa – ou storytelling – envolvente, visual esplendoroso e muito encanto, é o que torna o filme um clássico, autêntico sucesso artístico e comercial.
O storytelling se mostra, em mais este exemplo, uma fórmula poderosa que pode captar a atenção de pessoas e tornar o que parece simples em algo extraordinário. Além de filmes e livros, esta técnica pode ser muito útil também no mundo dos negócios.
Ela é tão poderosa que, hoje, é possível encontrar storytelling em tudo: do Reels do Instagram à embalagem de produtos. No marketing, essa técnica tem sido utilizada especialmente em branding.
Os principais benefícios desta estratégia são: a conquista da atenção, a conexão com o público consumidor e a criação de desejos, além de ser um grande diferencial em termos de comunicação.
A Disney utiliza storytelling em seus filmes, tornando-os sucessos de público, e replica a técnica no marketing de sua empresa, gerando o mesmo resultado. “Where Dreams Come True” (Onde sonhos se tornam realidade) é uma forma narrativa de dizer que, ao entrar em um parque da Disney, você estará em um ambiente descolado da sua realidade cotidiana, onde “tudo” é possível. Lá dentro, todos os funcionários e ambientes colaboram para essa narrativa, envolvendo visitantes de tal maneira que visitar um dos parques se torna uma experiência memorável.
O storytelling também pode ser utilizado no seu negócio. Para isso, é preciso criar um conceito narrativo a partir de referências (como a Disney) e fazer com que tudo o que está relacionado à sua empresa siga o mesmo caminho.
Parece simples, mas elaborar um conceito baseado em dados, criar uma narrativa inovadora capaz de persuadir pessoas e produzir peças publicitárias e conteúdos não é, nem de perto, uma tarefa fácil. Por isso, sempre recomendamos a ajuda de profissionais em marketing e comunicação – como os da iCom.
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