Deixe seus dados que entraremos em contato



BRASÍLIA/DF

SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

SÃO PAULO/SP

Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

Como a pandemia transformou marcas e seus logotipos

Postado por em , , , , , ,

Artigos

Uma coisa é certa, estamos vivendo um momento histórico. A pandemia do coronavírus transformou o dia a dia de cada pessoa no planeta. A gravidade da situação na China e, principalmente, na Itália, conseguiram colocar o mundo em estado de alerta. Com o espalhar acelerado do coronavírus, entramos em quarentena sem data para voltar para a vida normal e isso atingiu milhões de empresas do mundo, inseridas em todo e qualquer setor.

A principal forma de controlar o vírus é o isolamento social, e com isso, eventos globais foram cancelados, restaurantes e bares fechados, juntamente com o restante do comércio, o mercado de trabalho foi sacudido e a única forma de tentar manter a fonte de renda é se adaptando ao home office. Mas em meio a tanto caos, estamos tentando manter as engrenagens girando. Por isso várias empresas estão abusando da criatividade para atravessar a crise com prejuízos menores.

Rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa ou produto. É mudar a percepção do público com relação à marca e isso pode envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.

É surpreendente a forma com que os operadores de marketing têm usado esse caos mundial para transformar a imagem de grandes e pequenas empresas. Lavar as mãos, usar máscara e o isolamento social se tornaram o lema de cada pessoa ao redor do mundo e isso agora está cravado nas ações de empresas globais. Estejam elas habituadas ao marketing tradicional ou contemporâneo, o objetivo é mostrar para a sociedade que estão trabalhando junto à população na luta contra o coronavírus. Uma das formas de demonstrar isso é no logotipo, mesmo que em caráter temporário.

MERCADO LIVRE

O Mercado Livre tem seu tradicional logotipo de aperto de mão, que, em sua essência significa “fazer negócios”, que é o objetivo da empresa que promove a compra e a venda de serviços e produtos entre seus usuários. Mas em tempos de pandemia, onde se deve comprar unicamente pela internet, a empresa atualizou sua logo para algo mais coerente com a situação. Agora o site utiliza um cumprimento de cotovelos, prática que vem se tornando comum para evitar o contato físico. Mas o rebranding não parou por aí. Juntamente com a nova logo, eles fizeram uma campanha de consumo consciente, que também é muito propícia para o momento.

 GIRAFFAS

A rede de restaurantes também se posicionou de forma bastante criativa para incentivar o distanciamento social ao colocar suas mascotes em uma distância segura.

AUDI

A empresa automobilística Audi também reafirmou seu apoio em prol do isolamento social e deixou isso marcado na logo tradicional.

MC DONALD´S

O McDonald’s também entrou na onda e lançou uma nova logo para ação de combate ao coronavírus. Os arcos, que antes ficavam entrelaçados, formando um “M”, agora estão separados. Acontece que, para a rede de fast-food, a ação não foi bem-sucedida como para outras empresas, uma vez que, nos Estados Unidos, a campanha chegou num momento em que o McDonald’s é extremamente criticado por não oferecer licença médica paga aos seus funcionários durante a pandemia. Até mesmo o atual pré-candidato à presidência do país, Bernie Sanders, chegou a criticar a empresa no twitter.

A rede removeu todo o conteúdo relacionado à nova logo e, no lugar, passou a reproduzir um vídeo com informações das mudanças na dinâmica de trabalho da rede, mas sem os arcos separados.

O que aprendemos com esses exemplos:

  1. A pandemia do coronavírus atingiu seriamente a todos, mas podemos ver que a criatividade permanece intacta e operando.
  2. Quando alinhadas ao cenário em que as pessoas vivem e estão de acordo com o que o público pensa e faz não tem erro, as ações de marketing prosperam.
  3. Explicitar a responsabilidade social e a preocupação com a saúde das pessoas através do marketing é realmente necessário. São ações que podem parecer pequenas, mas com grande significado e diferencial no mercado.

E você? Vai ficar parado nessa pandemia? Posicionar sua marca no mercado pode ser um grande passo para não sofrer tantos danos quando tudo isso passar. Conte com a iCom para o seu rebranding.

CONTATOS

Brasília/DF
SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
São Paulo/SP
Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista