Buscando melhorar a experiência de busca de seus usuários, recentemente a Google criou um feed de conteúdos, chamado Google Discover. De acordo com os interesses de cada pessoa que utiliza a plataforma, ela seleciona e apresenta novas páginas, sem que seja necessário fazer uma pesquisa no buscador.
Essa novidade é um “achado” para SEOs que desenvolvem e direcionam estratégias para posicionar sites nos resultados da busca. A ferramenta representa um espaço novinho para se explorar e, assim, encontrar boas oportunidades. Por isso, se ligue nas dicas que disponibilizamos aqui, para você tirar o máximo de proveito desse recurso.
- Como o Discover funciona?
A forma tradicional de busca não mudou, mas, agora, ela será utilizada para oferecer aos usuários mais sobre os assuntos pesquisados. O Google Discover antecipa o comportamento do internauta e o objetivo da busca para revelar conteúdos novos e interessantes que provavelmente agradarão.
No geral, a plataforma reúne conteúdos relevantes, mesmo quando as pessoas não sabem exatamente o que pesquisar, e está disponível para usuários móveis do Google App, para dispositivos Android e google.com e para todos os navegadores móveis (quando conectados a uma conta do Google).
Como em uma rede social, você pode “viajar” pelo feed do Google Discover, onde os conteúdos são exibidos em cartões, formados por imagem, título, trecho inicial, fonte e data da publicação. Ao clicar no cartão, o usuário é direcionado à página do conteúdo. Geralmente, as publicações são recentes, envolvendo notícias de horas ou dias antes.
Caso você queira se aprofundar em algo que aparecer no feed, basta tocar no assunto para ter acesso a mais opções de conteúdo. Há, ainda, o botão “Seguir”, que serve para deixar claro que você está interessado. E há também outro botão, que controla se você quer ver mais (ou menos) links sobre determinado assunto.
- Como utilizar o recurso para otimizar estratégias?
Agora que você entendeu como o Google Discover funciona, deve estar se perguntando como explorá-lo na sua estratégia de marketing. Acontece que estar presente nas descobertas do Google é mais uma chance que você tem de aumentar a visibilidade das suas páginas e gerar mais tráfego orgânico para o seu site.
Além de ajudar os profissionais de marketing a criar identidades de marca de maneira rápida, a ferramenta tem um mecanismo de busca que oferece espaço para organizar conteúdos de interesse, chamado de “Coleções”. Os usuários podem adicionar páginas de interesse da internet, incluindo produtos e outros conteúdos relevantes.
Também é possível convidar outras pessoas para contribuir com suas coleções. Mas o mais interessante é que o aplicativo do Google também funciona como recurso analítico para medir o tráfego obtido por meio da plataforma Discover.
Dessa forma, ao gerar conteúdo para publicação ou atualizar antigas postagens em blogs, utilize dados de tendências, estatísticas atuais e estratégias de marketing para torná-los mais abrangentes. Para otimizar suas postagens, utilize palavras-chave de cauda longa, frases com significado semântico, imagens de alta qualidade e gráficos ilustrativos. Busque entender a intenção do usuário, ou seja, os termos de pesquisa que eles procuram no Google. Faça uma lista de palavras-chave relacionadas e utilize-as para reforçar seu conteúdo.
No Google Discover, procure desenvolver materiais relevantes e de qualidade, tanto para as pessoas como para a plataforma. Reforce os recursos visuais, crie vídeos interessantes e observe as políticas de conteúdo da plataforma. Dessa maneira, seu conteúdo alcançará mais pessoas e gerará cada vez mais tráfego para seu site.
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