Core Web Vitals aprimora experiência do usuário em sites
É certo que, nos últimos 5 anos e principalmente na pandemia, o Google se tornou uma ferramenta poderosa, que utiliza seu algoritmo de pesquisa para dar suporte aos profissionais da web na otimização de suas páginas. Nesse sentido, demonstrando sua preocupação com a experiência dos usuários, o buscador modificou seus requisitos de ranqueamento, e a novidade impacta diretamente os profissionais e as agências digitais que gerenciam sites.
Chamadas de Core Web Vitals, as novas métricas são compostas por três fatores:
- Largest Contentful Paint (LCP): avalia a velocidade do site e mede o tempo para que o maior elemento carregue. Para que um site tenha um bom LCP, o tempo máximo de carregamento deve ser de 2,5 segundos. Se o tempo for maior que 4 segundos, a métrica indica que o site deve ser melhorado.
- First Input Delay (FID): indicando a interatividade, a métrica aponta a velocidade com que seu site reage à entrada de um visitante. Assim, um bom FID é aquele com tempo de 100 milissegundos, e acima de 300 milissegundos exige melhorias.
- Cumulative Layout Shift (CLS): aponta a estabilidade visual de determinado site. Assim, a mudança de layout pode prejudicar bastante a experiência do usuário, uma vez que, por exemplo, se um visitante clica em um botão e a posição desse botão se move por causa do layout, o usuário acaba não clicando em nada.
Entender a fundo essas métricas é um pré-requisito para profissionais da web e agências digitais que gerenciam sites elaborarem qualquer estratégia de ranqueamento de sucesso. Isso porque os sites que não se adequarem corretamente aos novos medidores do buscador poderão cair na classificação, levando ao baixo engajamento do portal.
Para adequar o site às novas regras, o primeiro passo é verificar como ele está, o que pode estar afetando seu desempenho e ajustá-lo conforme as novas regras. Assim, o site será otimizado para as Core Web Vitals e o seu posicionamento no Google será melhorado.
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