Fechamos o ano passado com muitas novidades que impactaram e impactarão muito o mundo na comunicação. Para que você não fique de fora disso, separamos as principais novidades.
Notas do Instagram
A principal novidade nas redes sociais foi a ferramenta de notas do Instagram. O objetivo da rede é estimular conversas entre usuários, permitindo que eles compartilhem o que estão pensando e recebendo respostas via direct.
A ferramenta funciona da seguinte maneira: você escreve uma nota, de no máximo 60 caracteres, e a compartilha para seus seguidores ou para seus “melhores amigos”. Quem se interessar pode respondê-la, e a mensagem será recebida via DM.
Pantone anunciou a cor do ano
Seguindo a tradição, a Pantone anunciou a “Cor do Ano” para 2023. A escolhida foi o Viva Magenta 18-1750.
Segundo Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, “Viva Magenta descende da família dos tintos e foi inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais e um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, ela nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”
Elon Musk fora do Twitter
Após muitas polêmicas desde que comprou a rede social, o bilionário decidiu renunciar ao posto de CEO da empresa, cargo que exercia há 3 meses. A decisão foi tomada após uma enquete no próprio perfil de Musk.
Inspire da Amazon
Seguindo as tendências de consumo de conteúdo, a Amazon desenvolveu o Inspire, uma ferramenta que permite que usuários assistam a vídeos curtos relacionados a produtos disponíveis em suas lojas.
O objetivo é aprimorar a experiência dos usuários e fazer com que eles passem mais tempo dentro da plataforma, conhecendo variados produtos, estratégia semelhante à que foi seguida pelo Google e pela Meta.
Retrospectiva Spotify
No fim de ano, já se tornou tradição a enxurrada de listas de mais ouvidos no Spotify compartilhadas nos Stories, e em 2022 não foi diferente.
A estratégia por trás dessa ação é estimular pessoas a fazerem parte do “grupinho” dos que usam o streaming e participam dessa tendência.
Netflix na vice-liderança
Pela primeira vez a gigante do streaming não ficou na liderança dos streamings mais assinados nos EUA desde que o ranking passou a ser divulgado pela Parks Associates.
Agora quem assume o primeiro lugar é o Prime Video. Além das duas plataformas, o top 5 conta com HULU, Disney+ e HBO Max, respectivamente.
Apesar dessa queda nas assinaturas que ocorreu durante o ano, a plataforma continua sendo a top 1 no mundo.
Continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da comunicação.
[newsletter]