Deixe seus dados que entraremos em contato



BRASÍLIA/DF

SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

SÃO PAULO/SP

Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

O novo formato de trabalho em agências de comunicação pós-pandemia

Postado por em , , , ,

Agência Digital

Apesar do que muita gente está dizendo, a pandemia ainda não acabou. Enquanto aguardamos a resposta da ciência com a criação de uma vacina para a COVID – 19, estamos nos adaptando, como podemos, para amenizar os efeitos da crise. Assim como todos os outros setores, a comunicação passou por dias que transformaram o formato de trabalho no primeiro semestre de 2020.

Foram quase três meses que as agências mantiveram as portas de escritórios fechadas e seus colaboradores se adaptaram ao home office. Entretanto, aos poucos, estamos retomando nossas atividades, em um novo formato. Podemos ver agências traçando estratégias para que os trabalhos voltem ao “normal”, porém, acreditamos que o trabalho remoto veio para ficar.

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) criou um protocolo de segurança para o setor e aguarda a aprovação definitiva desses documentos pela prefeitura da capital paulista. A entidade recomenda a reabertura gradual e escalonada dos escritórios, começando com apenas 5% da força de trabalho presente, além de uma série de políticas de distanciamento e higiene.

Porém, a maioria das agências descarta a possibilidade de voltar às suas sedes em um futuro próximo, apesar dessa ideia. Gestores estão agindo com cautela e, diariamente, fazendo análises dos cenários possíveis para as próximas semanas, se inspirando em iniciativas de retomada no exterior, mas sem projeções exatas de quando voltar aos escritórios.

O que antes era uma história sobre o futuro, a pandemia antecipou e se tornou em realidade. As mudanças que estão ocorrendo graças à tecnologia e à revolução digital modificam as relações econômicas entre empresas e empregados, o que permite criar novos modelos de produção e prestação de serviços.

O novo formato de trabalho em escritórios transforma o espaço físico da empresa em um lugar para integração e passagem de conhecimento entre colaboradores. Já as lideranças passam a assumir cada vez mais o papel de incentivadores, uma vez que assumem a função de impulsionar seus liderados. Quanto aos colaboradores, estes abraçam cada vez mais o papel de protagonistas de seus trabalhos, já que dependem totalmente deles assumirem a responsabilidade da produtividade e excelência durante a jornada de trabalho.

Com tantas mudanças ocorrendo no mercado de trabalho, sabemos e acreditamos que não há hora melhor de se reinventar. Sejam os colaboradores, líderes, gestores ou empresas, grandes ou pequenas, a realidade de uma pandemia mostrou a todos nós que quem se adaptar mais rápido às transformações, tem mais chances de sobreviver à crise.

CONTATOS

Brasília/DF
SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
São Paulo/SP
Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista