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    Redator, roteirista e UX writer: entenda a diferença

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    marketing digital

    Muitas pessoas que não estão inseridas no mercado de comunicação costumam ter certa dificuldade para compreender o que exatamente faz um redator. A verdade é que esse é um mercado tão amplo que muitas vezes parece difícil explicar. Por isso, separamos o nosso time de redatores, copywriters e roteiristas para explicar o que cada um faz nesse universo tão vasto.

    Redator publicitário e copywriter

    Essas são duas áreas que costumam confundir um pouco as pessoas que não estão inseridas nesse mercado; aliás, durante muito tempo, os dois termos serviam para definir a mesma profissão. Mas, de uns tempos para cá, começaram a se distanciar um pouco.

    Redator publicitário nada mais é do que a tradução em português para copywriter. A profissão começou a ganhar espaço desde que empresas passaram a anunciar em jornais e cartazes espalhados pelas cidades. As principais características dessa profissão são a capacidade de criar textos concisos e persuasivos capazes de criar nas pessoas o senso de necessidade para consumir determinados produtos e serviços.

    Um redator publicitário consegue fazer isso de várias maneiras e, com o avanço das tecnologias, em vários formatos, por exemplo, em anúncios impressos em jornais e revistas, em mobiliários urbanos, em spots de rádio, em filmes para TV e cinema e, agora, nos meios on-line. Vale ressaltar também que, devido à alta competitividade, essa profissão precisou buscar na criatividade as mais diferentes formas de persuadir pessoas e passou a ser chamada por alguns como copy criativo. Além de escrever anúncios, um redator publicitário de agência também cria conceitos que norteiam todas as peças produzidas para uma campanha.

    Os copywriters que conhecemos hoje, como aqueles que vendem diversos cursos na internet, resgatam um pouco da tradição da profissão: textos persuasivos completamente focados em resultados. O principal recurso que esses profissionais utilizam para atingir esses objetivos são os chamados “gatilhos mentais”, métodos baseados em psicologia, que despertam certas sensações e necessidades nos leitores. Ainda seguindo a tradição, esses profissionais fazem realmente copy (cópia, em português) e buscam seguir repetidamente métodos que geram resultados já identificados.

    Hoje, o copywriter trabalha essencialmente criando para meios digitais – posts em redes sociais; textos para blogs; páginas de venda; e-mail marketing etc.

    Redator jornalístico

    O redator jornalístico é o profissional que produz textos com um único objetivo: informar o leitor sobre o tema abordado. Sem muitas firulas e sem omitir fatos, um jornalista transforma informação em comunicação. Ele faz com que qualquer um, em qualquer meio, com qualquer nível de instrução, possa compreender os mais variados assuntos.

    Os textos produzidos por esse tipo de profissional normalmente são baseados em amplas pesquisas sobre os assuntos tratados, por isso são carregados de valor informacional muito grande.

    Um redator jornalístico costuma trabalhar em jornais, agências de jornalismo, portais on-line, TV, rádios e até em assessorias de imprensa.

    Conteudista

    O conteudista, ou criador de conteúdo, é o profissional responsável por transmitir informações de diversas finalidades com textos capazes de cativar quem os consome. O trabalho de um conteudista, apesar de se assemelhar em certa medida com o do redator jornalístico, está muito mais próximo do entretenimento.

    Com o objetivo de entreter e prender a atenção, esse profissional pode criar conteúdo para mídias sociais, e-books, cursos etc. O conteudista pode se especializar em diversas áreas, como educação a distância ou branded content – estratégia de marketing que utiliza o entretenimento para apresentar produtos e serviços de uma marca.

    Essa é uma carreira que tem crescido bastante graças à “Era do Conteúdo” em que estamos vivendo.

    Roteirista

    O roteirista é o profissional responsável por contar histórias em meios como a TV, o cinema, o rádio e a internet. Seguindo estruturas narrativas, esse profissional da indústria do entretenimento busca prender a atenção dos espectadores ou ouvintes com enredos instigantes.

    No Brasil, apesar de muito lucrativo, o mercado para roteiristas sempre foi muito restrito, mas com a internet, lentamente, mais pessoas estão conseguindo adentrá-lo.

    UX writer

    Esse é o profissional que, a cada dia que passa, ganha mais espaço no mercado. Um UX writer é o redator dedicado à experiência do usuário – user experience, em inglês – e seu trabalho é, basicamente, criar textos muito curtos capazes de transmitir mensagens de maneira clara e motivar pessoas a tomarem certas atitudes em interfaces de produtos on-line.

    Junto ao UX designer, o trabalho de um UX writer é conduzir um usuário a certos objetivos da empresa que o contratou, como passar mais tempo vendo séries em um serviço de streaming ou comprar o maior número de roupas em uma loja virtual.

    E aí? Já consegue identificar qual tipo de redator escreveu este texto?

    Aqui na iCom nós entendemos que cada tipo de redator tem sua importância de acordo com as diversas necessidades dos nossos clientes, por isso fazemos questão de contar com cada um deles na nossa equipe.

    Continue nos acompanhando e fique por dentro de todas as especialidades do mundo da comunicação e de como elas podem ajudar a sua empresa!

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