Deixe seus dados que entraremos em contato



    BRASÍLIA/DF

    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

    SÃO PAULO/SP

    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

    Squads em agências de comunicação: Como criar equipes eficientes e produtivas

    Postado por em , , , ,

    Negócios

    Produtividade, eficiência e inovação são as demandas mais importantes em um time de comunicação. Para garantir isso, a metodologia squad tem se tornado cada vez mais popular em agências de publicidade como alternativa ao modelo tradicional de negócios. Mas, você sabe como o método funciona?

    Nas empresas, principalmente em agências, as equipes de trabalho geralmente são divididas em setores: criação, gestão de projetos, planejamento, mídia e por aí vai. Com a metodologia de squads, em vez de trabalhar com setores especializados, que demonstram uma linha de produção engessada, é possível criar times menores com profissionais de diferentes áreas e especializações para atender a projetos, áreas ou clientes específicos.

    As diretrizes e valores de negócio permanecem as mesmas. O que muda é que, com uma liderança colaborativa, é possível cocriar soluções de forma autônoma, de acordo com o modelo de organização mais favorável para o time.Na prática, todos os envolvidos em um projeto trabalham de maneira conjunta e complementar.

    Os squads são times autogeridos e multidisciplinares que mantêm um senso de auto-organização alinhado ao das lideranças superiores. A proposta da iniciativa é otimizar processos, tornar os colaboradores mais ágeis e melhorar a interação entre as áreas. O método também propicia inovação e produtividade aos funcionários.

    A metodologia não altera apenas os processos internos, mas também a cultura interna e o ambiente organizacional. Portanto, para ter sucesso com o método é indispensável que as ações do time sejam norteadas por objetivos bem definidos.

    Para iniciar a organização de um squad, primeiro avalie todos os processos da agência, desde a captação de novos clientes até a gestão de contas, passando pela conversão. Em seguida, identifique quais profissionais são demandados em cada um e crie grupos que tenham habilidades e conhecimentos distintos que se completem, a fim de que se possa abrir caminho para a autogestão e para a garantia de uma experiência relevante para o cliente.

    Comumente, os squads são formados por times de três a dez profissionais. Juntos, eles devem ter toda a expertise necessária para o desenvolvimento e a entrega do projeto, do início ao fim. Para que os resultados dessa iniciativa sejam potencializados, é importante estabelecer soluções de comunicação e integração para o time. A metodologia de squad não se limita a agências, podendo ser implementada em diferentes empresas. Quer conhecer novas tendências e estratégias de gestão para incorporar no seu negócio? Acompanhe o blog da iCom!

    [newsletter]

    Recentes

    CONTATOS

    Brasília/DF
    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
    São Paulo/SP
    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista