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TikTok for Business: Plataforma fenômeno de 2020 agora mira em anunciantes

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Redes Sociais

Tiktok

Se você ainda não fez uma dublagem no TikTok, com certeza já assistiu a alguma. A rede social que nasceu na China e antes era chamada de Musical.ly se tornou um fenômeno em meio à quarentena de 2020. Mais do que um editor de vídeos curtos com efeitos legais, no TikTok os usuários podem produzir conteúdo com os assuntos mais variados, publicar e ainda interagir com outras pessoas.

Recentemente, a rede social anunciou o lançamento do TikTok for Business, que promete ser uma plataforma para auxiliar marcas. Nele, agências de publicidade e anunciantes poderão produzir publicidade para os usuários do app mais acessado do ano. A ideia é que a plataforma reúna todas as soluções de marketing disponibilizadas pelo app e, assim, facilite a criação dos marketeiros.

Inicialmente, a plataforma inseriu cinco modalidades de anúncios para oferecer às marcas:

  1. In Feed Videos: permite a publicação de vídeos de 60 segundos no feed da marca, e funciona com o som ativado.
  2. Top View: anúncio que aparecerá quando os usuários abrirem o aplicativo.
  3. Hashtag Challenges: os desafios de hashtag possibilitam que as marcas participem da comunidade de usuários a partir do momento em que os convidam a criar conteúdo sobre a hashtag escolhida, incluindo também o Hashtag Plus, que é uma feature de compra e complementa a experiência com a marca.
  4. Brand Scan: é um efeito de realidade aumentada, anunciado previamente pela plataforma quando ressaltou o interesse em formatos Sponsored Lens e Word Lenses.
  5. Branded Effects: efeitos que possibilitam que uma marca ou produto seja adicionado a um vídeo 2D, 3D ou no formato de realidade aumentada como primeiro plano ou ao fundo da peça.

Segundo a Business Insider, um dos grandes motivos por trás do sucesso do TikTok é a versatilidade, pois reúne o melhor do mundo digital: vídeos rápidos como no Vine; stories e feed semelhantes aos do Instagram; as hashtags do Twitter; e técnicas de mobile games para incentivar compras no aplicativo.

O sucesso da plataforma não passou despercebido pelo Instagram, que, em uma tentativa de atrair os usuários do TikTok, criou a ferramenta Reels. Esta, por sua vez, permite a criação de vídeos curtos com recursos criativos, como efeitos de realidade aumentada e áudio de músicas. Além disso, a concorrência entre as duas redes tem crescido tanto, que o Instagram tem punido usuários que falam sobre o app vizinho, enquanto o TikTok oferece uma quantia em dinheiro para quem assistir aos vídeos da plataforma.

O que se aprende não só com o TikTok, mas com as redes sociais em geral, é que a Geração Z lida com o excesso de informações do mundo digital, e aplicativos que capturam atenção imediata saem na frente. Com o lançamento do TikTok For Business, a empresa fomenta a criatividade de marcas e anunciantes para utilizarem todas as ferramentas que a plataforma oferece, criarem uma ou várias conexões diferentes e inovadoras com seu público e crescerem junto com o TikTok.

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