Ter uma gestão de marketing é fundamental para as empresas que querem ter sucesso nos negócios. Ações pontuais até podem trazer algum resultado, mas raramente se sustentam por muito tempo. A gestão de marketing garante que toda ação tenha uma estratégia por trás. Planejamento, objetivos, indicadores, processos e metodologias fazem parte da gestão que entram em cena para organizar as demandas e assim trazer resultados.
O papel primordial da gestão do marketing é estruturar as atividades da área para que elas cumpram a sua função, que é contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais no curto, médio e longo prazo. Para ter uma boa gestão é necessário um trabalho sistemático, metódico e precisa de estratégia e acompanhamento. Para entender na prática como funciona a gestão de marketing confira cinco passos para promover resultados.
1. Levantamento de dados
Faça um levantamento interno. O processo do gestor de marketing começa coletando os números e informações necessários ao trabalho. Saber quais dados são necessários é fundamental, poucos dados podem deixar a gestão pobre e sem recursos. Por outro lado muita informação pode atrapalhar o foco do que realmente importa.
2. Defina o seu público
A definição do público-alvo da empresa é um dos primeiros trabalhos que precisam ser realizados pela gestão de marketing. Assim como mapear quais são as necessidades e desejos dos seus clientes, adaptando-se às suas demandas.
3. Mercado
Sabendo qual é o seu público alvo agora é hora de determinar qual é o seu mercado. É necessário compreender o mercado de atuação da empresa e, mais do que isso, se ele deverá ser mantido. Mercado também pode ser entendido como a área geográfica em que o negócio realiza as suas vendas e para qual ambiente ela deve vender. Compreender como as forças do mercado atuam sobre o empreendimento auxiliam estrategicamente a obter melhores resultados com os negócios.
4. Conteúdo
A criação de conteúdo consolida o trabalho da gestão de marketing. Ao gerar informação de qualidade e focada no seu público-alvo, as chances de atração e retenção de clientes são muito maiores. Com o mercado e público-alvo definidos, já é meio caminho andado para gerar o conteúdo para o público almejado. Desse modo, eles terão um contato mais próximo com a empresa, criando laços duradouros e favorecendo o fechamento de novas vendas.
5. 5W2H
No meio publicitário o 5W2H é um método prático para o planejamento estratégico de qualquer projeto ou iniciativa. A sigla é formada pelas iniciais em inglês de cada uma das ações necessárias:
- Why (Por que?): o motivo da ação
- What (O quê?): o que deve ser feito
- When (Quando?): em que prazo precisa ser realizado
- Who (Quem?): os responsáveis por cada uma das ações
- Where (Onde?): em que local deverá ser realizada
- How (Como?): de que forma deve ser colocada em prática
- How much (Quanto?): que verba é disponibilizada para a ação.
Ao responder a todas essas questões, o gestor de marketing consegue planejar, medir e acompanhar o resultado das campanhas de forma mais fácil e ainda definir estratégias para obter melhores resultados. Para ficar por dentro de mais dicas sobre o universo de gestão de marketing e do mercado publicitário continue acompanhando as publicações da Icomunicação.
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