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    Gatilhos mentais no marketing: como utilizá-los para atrair clientes

    Postado por em

    Marketing

    Ao longo do dia, tomamos diversas decisões não planejadas. Essas escolhas que fazemos – e, às vezes, nem percebemos todos os motivos que nos levaram a isso – são acionadas pelos chamados gatilhos mentais. Eles ajudam a enfrentar essa enorme quantidade de escolhas que precisamos fazer.

    Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro, que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Fazer uso desses recursos na estratégia de sua empresa pode se tornar uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

    Gatilhos mentais podem ser definidos como facilitadores para as decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente. É como se ele automatizasse algumas ações para se dedicar às escolhas mais complexas e evitar o esgotamento. Claro que todo esse movimento é feito de maneira inconsciente. Sem nem percebermos, há estratégias de marketing e vendas que se beneficiam dessa ferramenta para gerar vendas. Eles miram em atitudes que são disparadas pelo inconsciente e fazem com que as pessoas tomem decisões automáticas. Esse recurso vem da própria natureza humana.

    Utilizar gatilhos mentais pode ser uma estratégia para ajudar a aumentar suas vendas e o engajamento com a marca. Confira, agora, 10 gatilhos que podem ajudar você nesse processo.


    1. Prazer x Dor

    Esse gatilho mental embasa vários outros. Isso porque é natural do ser humano tentar evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida.

    Estamos sempre em busca da sensação de satisfação. Não é à toa que fazemos questão de sermos recompensados por um esforço ou quando percebemos alguma vantagem. Por isso, tomamos decisões conscientes e inconscientes para alcançar sensações positivas e fugir das negativas.


    2. Amor e conexão

    Amor e conexão estão entre as nossas necessidades básicas. Quando amamos e somos amados, sentimo-nos preenchidos e propensos ao consumo.

    3. Confiança

    Confiança é a base de qualquer relacionamento. Se você não confia em uma pessoa, provavelmente evitará construir uma relação com ela. Quando se fala em vendas, esse é um dos gatilhos mais importantes. Se não há confiança na sua marca, dificilmente irão querer ter alguma relação com sua empresa.

    4. Significância

    O ser humano gosta de se sentir significante. Quando somos percebidos, ouvidos e valorizados, sentimo-nos especiais, únicos e importantes.

    5. Escassez

    Entre os gatilhos mais usados no marketing, com certeza, o da escassez é um dos preferidos. Quando as pessoas percebem que algum serviço e/ou produto está acabando, inconscientemente são estimuladas a não perderem oportunidades. Essa ação está ligada ao instinto de sobrevivência: precisamos garantir os itens básicos para sobreviver antes que acabem.

    6. Urgência

    O gatilho da urgência é muito próximo ao da escassez, porque também desperta sensação ligada à perda de oportunidade. Porém, o diferencial, aqui, está relacionado ao tempo. Então, é preciso correr para não perder o prazo!

    7. Exclusividade

    O gatilho mental da exclusividade desperta o lado esnobe do ser humano. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros.

    8. Novidade

    O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo. O nosso cérebro vê as novidades com a expectativa de que elas transformem a vida para melhor.

    9. Curiosidade

    A curiosidade é um dos gatilhos mentais mais motivadores. Ela surge na lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. O marketing pode explorar isso como um poderoso incentivo para a ação. Esse recurso é bastante usado em títulos de e-mail e de blogspot, por exemplo, pois acentuam a vontade de clicar e ler o conteúdo.

    10. Benefícios

    Esse gatilho está relacionado à busca pelo prazer. No momento de consumo, o cliente não compra apenas produtos, ele está adquirindo, também, os benefícios que esses trazem para a vida.

    Quando pensar nas suas estratégias, procure trabalhar com gatilhos mentais, pois estes lidam com o inconsciente do consumidor. Eles facilitam as decisões de compra e têm como consequência a melhora nos seus resultados.

    Agora, se você quer mais informações e técnicas para alavancar suas vendas, continue acompanhando as matérias no blog da iComunicação.

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