O ano de 2020 vai ficar marcado na história como um dos mais difíceis para o mercado da comunicação. Isso porque, com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social, diversas empresas não suportaram a queda no faturamento e precisaram fechar as portas. No entanto, em meio a diversos desafios, o grupo iComunicação e Faros seguiu em frente, inclusive conquistando novos clientes.
Em meio ao desafio de gerenciar equipes remotas, a agência aplicou um novo modelo de trabalho, as squads. A proposta da iniciativa foi otimizar processos, tornar os colaboradores mais ágeis e melhorar a interação entre as áreas. Nesse modelo, os times são autogeridos e multidisciplinares, o que mantém um senso de auto-organização alinhado às lideranças superiores.
Ferramentas tecnológicas foram grandes aliadas ao novo modelo de controle de demandas. As reuniões com a equipe, ao longo do dia, em formato de dailys e follow up, via plataformas de videoconferência, também foram cruciais para o alinhamento de ideias e processos das nossas equipes.
O retorno ao regime presencial, em modelo híbrido, no qual o trabalho presencial foi alternado com dias em home office, foi uma das medidas para preservar a saúde de todos ao retorno do “novo normal”. Medidas protetivas, protocolos e sanitização semanal do ambiente físico foram ações adotadas para preservar a saúde de todos do nosso time.
O ano de 2020 nos desafiou a ser melhores profissionais. A proatividade, o comprometimento e a resiliência foram essenciais para dias incertos. Em 2021, continuaremos a aprender com os desafios e obstáculos que aparecerem pela frente.
[newsletter]