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    Marketing de conteúdo X Publicidade tradicional: qual a diferença?

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    Marketing

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    Para profissionais de marketing, é imprescindível entender as diferenças entre termos técnicos que estão ligados diretamente à sua área de trabalho. Mas, quando esses termos são parecidos, pode não ser tão simples diferenciá-los.

    Agora vamos entender melhor a diferença entre a publicidade tradicional e o marketing de conteúdo e analisar as definições de cada um. Boa leitura!

    Publicidade tradicional

    Na publicidade tradicional, como o próprio nome já diz, são realizadas campanhas voltadas para a grande massa. Isso quer dizer que o objetivo é atingir o máximo de pessoas, não necessariamente tendo-se um alvo específico, o que torna o marketing mais generalista.

    No meio tradicional, as estratégias são vinculadas a meios de comunicação de massa, como TV, jornal, outdoors, placas, entre outros. Isso torna a comunicação entre consumidor e produtor unilateral. A propaganda transmite algo e o público absorve. Dificilmente há chance para feedback.

    Por mais que o marketing tradicional consiga ser exposto em veículos de alta relevância, como mencionado anteriormente, ele também apresenta um custo muito elevado, que geralmente apenas grandes empresas conseguem assumir.

    Marketing de conteúdo

    Já no marketing de conteúdo, o público-alvo das campanhas é totalmente segmentado. Assim, as empresas se comunicam diretamente com o grupo de pessoas no qual elas têm interesse, por serem potenciais clientes. Essa comunicação direcionada tende a trazer melhores resultados.

    Quanto aos canais utilizados por esse tipo de marketing – ao contrário da mídia de comunicação em massa –, é aproveitado, principalmente, o espaço da internet. A divulgação das campanhas ocorre por meio de sites, blogs, redes sociais, influenciadores digitais, entre tantos outros meios.

    Geralmente, por fazer uso desses canais, o marketing de conteúdo apresenta uma maior chance de obter feedback por parte do público. E na internet é muito mais simples responder a dúvidas e opiniões dos consumidores, já que a maioria das plataformas empregadas já preveem essa funcionalidade.

    Outro benefício do marketing de conteúdo é que o seu custo de produção é bem menor do que o do tradicional, já que não está vinculado a meios de comunicação em massa, que demandam preços exorbitantes.

    Por fim, é preciso entender que nenhum tipo de marketing é melhor ou pior do que o outro, mas sim que eles se complementam. Quando combinados, podem ser mais eficientes do que sozinhos. Além disso, é necessário conhecer as necessidades da sua empresa e compreender qual abordagem traria melhores resultados.

    E para aprender mais sobre o universo do marketing digital, é só acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog.

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