Se perder na imensidão de números que o marketing digital oferece faz parte da realidade de muitos agentes digitais. Mensurar visitas a um website, novos usuários, assinaturas de listas de e-mail, seguidores no Instagram, respostas no Facebook e compartilhamentos pode ser um desafio, mas não precisa ser uma tarefa impossível. Confira a seguir quais são as principais métricas e como utilizá-las para garantir que a sua campanha digital obtenha sucesso.
- Para campanhas focadas em vendas diretas, a melhor opção é o Retorno sobre Investimento (ROI). Geralmente é a primeira a ser mensurada, pois prevê os resultados que a campanha de marketing vai gerar para a empresa. A fórmula se dá pela subtração do lucro pelo valor aplicado na campanha, dividido pelo mesmo valor investido.
- Em campanhas do tipo Custo por Clique (CPC), os clientes pagam para atrair clientes, impulsionando anúncios ou conteúdos. Mensurar o CPC é saber quanto está sendo pago por cada clique, uma das informações mais valiosas para se ter em mãos. Para calcular esse custo deve-se dividir o valor investido pelo número de cliques que a campanha gerou.
- Nas campanhas de conteúdo o foco é atrair as pessoas que se interessam por assuntos específicos. Para essa estratégia, uma das métricas mais importantes é a Taxa de Conversão, calculada quando os visitantes executam uma ação interagindo com o anunciante demonstrando assim, o interesse pelo produto, serviço ou marca. Pelo volume e constância de interações é possível fortalecer o relacionamento com o potencial cliente.