Deixe seus dados que entraremos em contato



BRASÍLIA/DF

SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

SÃO PAULO/SP

Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

O que é esse tal de MVP?

Postado por em , , , , , , ,

Marketing

Como o próprio nome diz, o Mínimo Produto Viável (MVP) se refere às condições mínimas que uma determinada ideia precisa para ser lançada no mercado. O conceito é muito importante para testar nas etapas iniciais de desenvolvimento, pois permite que os empreendedores testem hipóteses de negócios, produtos e serviços e verifiquem suas viabilidades.

No digital, a rede social Facebook, por exemplo, adotou a técnica. Em 2004, uma versão MVP da rede social foi lançada apenas para os estudantesnde Harvard. Somente após o teste da sua viabilidade e possibilidade de sucesso, os criadores expandiram a plataforma para o restante do estado de Massachusetts e, em seguida, para todos os Estados Unidos e o mundo. Já a Apple desenvolveu um MVP no primeiro Iphone. O sistema operacional carecia de algumas funções básicas, como copiar e colar, além de exigir o download obrigatório do iTunes para o funcionamento do aparelho.

Como é possível observar, o processo de MVP consiste em um conjunto de testes primários realizados para dar forma e viabilidade ao negócio, serviço ou produto proposto. Assim, a ideia pode ser avaliada e validada. É importante ressaltar que o protótipo possui um mínimo de recursos, capazes de demonstrar as funções e o objetivo da novidade. Ou seja, trata-se de uma versão enxuta, ou “clean”, do projeto, porém não significa que é um formato cheio de defeitos.

Na iComunicação damos equivalência à dois conceitos: MVP – Mínimo Produto Viável e POC – Proof of Concept. Ou seja, utilizamos as duas técnicas para otimização e testes em serviços. Ressalta-se que o foco é reduzir o tempo gasto para desenvolver projetos e diminuir os custos de um eventual fracasso, uma vez que, se a ideia não se mostrar praticável, é interrompida antes da produção ou distribuição da versão final.

CONTATOS

Brasília/DF
SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
São Paulo/SP
Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista