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    Personalização de conteúdo: Três formas de conhecer seu cliente

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    Marketing digital

    O crescimento do marketing digital traz inúmeras vantagens para quem cria conteúdo. Uma delas é a capacidade de aprender mais sobre o seu público. Por meio da análise de dados relevantes, é possível reunir informações de grande valia sobre quem acompanha sua marca, como o que gostam de ver ou não, quanto tempo permanecem nas suas publicações, como interagem com as campanhas etc.

    Ao aprofundar o seu conhecimento sobre as pessoas que consomem a sua marca, fica mais fácil aplicar estratégias e ações eficazes para o desenvolvimento do seu negócio. Não existe outro caminho: se você quer tornar a sua estratégia de marketing mais eficiente e otimizar as suas campanhas e anúncios, a personalização de conteúdo é a chave para garantir o bom funcionamento do seu planejamento e, consequentemente, para fazer o seu negócio crescer.

    O ato de personalizar ações de comunicação e marketing não é recente. Há décadas as empresas investem em produtos que se comuniquem diretamente com um nicho selecionado e suas especificidades. Contudo, agora contamos com tecnologias de ponta que permitem refinar ainda mais o público-alvo de determinado negócio. Para você começar a entender qual a importância da customização e como realizá-la, separamos as seguintes dicas:

    1. Focando na persona

    Construir uma estratégia de conteúdo depende completamente da criação de uma persona. É o primeiro passo da personalização. Ela deve ser criada com dados verídicos coletados e misturados a dados fictícios. Isso significa sair da era do “achismo” e encarar estudos de mercado, históricos de compras, dados de navegação, análises de rede sociais, pesquisas com clientes e outros registros.

    Ao criar a persona que representa seu público, é possível compreender o que e como ele pensa e quais são os seus princípios, valores e necessidades, entre outras informações. Com tudo isso, torna-se possível criar conteúdos, campanhas e produtos voltados para o que ele precisa. Assim, além de proporcionar experiências positivas ao seu cliente, você cria uma conexão que fortalece o relacionamento entre vocês.

    1. Observando a jornada do cliente

    Comprar é um processo que acontece em diversas fases. E observar cada uma dessas fases que o consumidor percorre, do primeiro contato com a marca até o pós-venda, é uma das principais formas de trazê-lo de volta e aprender sobre futuros clientes. Mapear a compra também é importante para entender o nível de engajamento do consumidor em cada fase e, assim, gerar conteúdo para cada uma delas.

    Geralmente, esse tipo de personalização se baseia, inicialmente, na origem do comprador. Se o usuário chegou até a sua marca por meio do Google ou das redes sociais, por exemplo, provavelmente ele busca informações mais básicas. Já o público provindo de mensagens de e-mail ou landing pages espera conteúdos mais específicos.

    1. Analisando o consumidor individualmente

    Esta é a forma de personalização de conteúdo mais precisa e profunda.  Conhecido também por “personalização avançada”, o método pode gerar resultados incríveis para a sua estratégia. A experiência de cada consumidor com a marca é única e se direciona aos seus interesses particulares. Assim, neste tipo de customização é necessário ter o suporte de plataformas que trabalham com algoritmos avançados, que irão coletar e analisar uma série de dados para otimizar a exibição do conteúdo de acordo com o comportamento e as decisões de cada usuário.

    Utilizar conteúdo personalizado pode impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade dos clientes e a relevância do produto ou serviço para o seu usuário. Aproveitando dados e análises, os profissionais de marketing podem customizar, de maneira criativa, as interações dos indivíduos para impulsionar ações de conversão específicas e aumentar a receita.

    Gostou do nosso conteúdo? Confira também o artigo que escrevemos sobre o impacto de manifestações populares na comunicação de empresas, por meio do link: https://icomunicacao.com.br/o-impacto-das-manifestacoes-populares-na-comunicacao-de-empresas/

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