No planejamento de comunicação, personas são personagens que simbolizam um grupo de pessoas com interesses comuns. A técnica, trata-se de uma representação fictícia do público-alvo e é importante porque orienta as decisões de investimento, tanto no marketing quanto na área de produção da empresa.
E, na iComunicação não é diferente. A criação da persona se dá por meio de entrevistas e pesquisas que ajudam a compreender o perfil do público-alvo. Detalhes como os hábitos e período de consumo, quais são as marcas favoritas, entre outros, são valiosos para criar as “pessoas ideais” para a estratégia. Quanto mais desenvolvidas as personas, mais conhecimento se tem sobre a audiência. E, ao se comunicar corretamente com pessoas reais, a marca se torna mais interessante para um público cada vez maior.
Além das características da persona, na iComunicação, o processo também envolve o detalhamento do desafio e a projeção de qual solução a agência de comunicação está planejando entregar.
Mas, como construir a persona ideal? Crie seu personagem, podendo escolher nome, sobrenome e até foto, e depois parta para o aprofundamento das seguintes características:
- Demográficas: faixa etária, cor da pele, etnia, classe social, nacionalidade, naturalidade, renda média e ocupação.
- Geográficas: cidade, estado e densidade e população da cidade.
- Psicográficas: personalidade e estilo de vida.
- Comportamentais: o que, como, por que, onde e com qual frequência compram, como usam o que compram, o que fazem após a compra, quão fiéis se mostram em relação à marca e quanto usam os produtos.