Deixe seus dados que entraremos em contato



    BRASÍLIA/DF

    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10º andar Tel.: +55 (61) 3208-1155

    SÃO PAULO/SP

    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista | Tel.: +55 (11) 2050-2410

    Quanto mais real e humana melhor: confira dicas para tornar sua marca mais autêntica

    Postado por em

    marketing digital

    Os consumidores diariamente apresentam novas demandas, e, com isso, oportunidades de crescimento se abrem para as marcas que pretendem se aproximar, ainda mais, dos seus clientes. Para que essa estratégia seja bem sucedida, é preciso haver verdade e autenticidade no processo. Uma comunicação com o mercado — bem pensada e alinhada aos princípios e à personalidade de sua empresa — é o melhor caminho para se criar a imagem de uma organização realmente autêntica.

    No mundo digital, as oportunidades e os canais para isso são incontáveis. Porém, sem planejar seu conteúdo de maneira estratégica, você pode ter o efeito contrário. Isso, porque publicações impensadas, somente com o objetivo de se ter um alto volume de conteúdo e sem focar na qualidade podem criar uma imagem negativa. Além disso, a aposta na humanização da marca é um dos principais pontos para se alcançar autenticidade e se aproximar dos clientes e do seu público-alvo.

    Então, uma marca autêntica é coerente aos propósitos e a sua personalidade, além da forma com que ela se mostra ao mercado. Isso significa que valores, identidade e, até mesmo, vulnerabilidades são mostradas e valorizadas. Isso humaniza a marca e cria maior identificação com os consumidores, que se sensibilizam e se afeiçoam às complexidades e às imperfeições. Com isso eles querem se relacionar com marcas que tenham afinidade com os seus valores e visão de mundo.

    Confira abaixo dicas para se destacar em um mercado tão vasto de ideias.

    História

    Valorize e conte a história da sua empresa. As lutas, dificuldades, barreiras e vitórias fazem parte da construção, não só da estrutura do seu negócio, mas também dos valores, do propósito e da autenticidade de uma marca. Tudo isso pode envolver seu público em um storytelling, que pode trazer ainda mais personalidade, além de afinar os laços com o consumidor.

    É claro que a história não pode ser inventada. Tem que ser real e autêntica. O que deve ser feito é criar uma narrativa envolvente, que valorize ainda mais sua história.

    Humanização

    Como destacado anteriormente, uma marca humanizada, que não esconde as vulnerabilidades e se mostra ao mercado com coerência e personalidade cria maior aproximação com o consumidor. Com o Marketing 3.0, o cliente deixou de ser apenas um alvo e passou a ser visto como um ser humano, que deseja ser visto e ter seus desejos e demandas atendidas. Esse ponto é de grande importância para tornar sua marca ainda mais autêntica e original.

    Propósito

    O propósito da marca diz o motivo pelo qual sua empresa existe e como ela pretende contribuir de forma real para um mundo melhor. O propósito é um ponto de referência para que o trabalho siga sempre com um objetivo em mente, e é capaz de unificar consumidores e cultura organizacional da sua empresa na conquista dessa meta.

    Transparência

    A transparência é considerada um fator essencial em relacionamentos empresariais (e humanos) bem sucedidos. Tem a ver com vulnerabilidade e humanidade, mas, também, com a verdade e autenticidade da sua marca. Cada dia mais, o consumidor está interessado em todo o processo de criação de determinado produto, a cultura da empresa e se ela tem sido coerente à forma com que se mostra ao mercado.

    Personalidade e originalidade

    A originalidade é quase sinônimo de autenticidade. As duas características são intimamente ligadas e fazem total diferença para conquistar e fidelizar o seu cliente. Além disso, conteúdo criativo, original e que mostre traços da personalidade da empresa alcança sempre maior engajamento e, consequentemente, pode se tornar chave para o sucesso nas redes.

    Coerência

    A coerência também deve ser levada a sério. O propósito, os valores, a cultura organizacional e as ações cotidianas da empresa precisam estar em sintonia, para mostrarem a verdade e a autenticidade da sua marca. Quando não há sintonia entre esses princípios, a imagem da marca sofre danos na mente do consumidor e passa a ideia de incoerência.

    Além de todos esses pontos, obviamente, é necessário sempre produzir conteúdo de excelência, sempre focado na qualidade, que tenha objetivo e estratégia bem definida. Tudo isso, aplicado com dedicação e aliados a outras técnicas de marketing, levarão seu negócio a outro patamar.

    Continue acompanhando o blog da Icom para mais dicas de como se tornar uma referência no mundo digital.

    [newsletter]

    Recentes

    CONTATOS

    Brasília/DF
    SAUS, Quadra 5 | Bloco N | Lote 2 | 10.º andar
    São Paulo/SP
    Rua Estados Unidos 367, Jardim Paulista