Criado pelo pesquisador Tom Mitchell, o sistema foi programado para jogar xadrez e aprender com os erros dos adversários. Portanto, quanto maior a experiência, em partidas com renomados jogadores de xadrez, maior a probabilidade de a máquina ganhar os jogos.
No modo machine learning atual, o aprendizado dos computadores se dá por milhares de algoritmos que aprendem com exemplos recebidos por dados estatísticos. Além disso, o método é capaz de identificar padrões e tomar decisões confiáveis com o mínimo de intervenção humana. O aprendizado de máquina pode produzir, rapidamente, modelos capazes de analisar dados complexos, e entregar resultados precisos, propiciando que as empresas identifiquem oportunidades lucrativas.
Grandes nomes do mundo digital têm aplicado a metodologia para transformar seu mercado. Para recomendar filmes e series, a Netflix e a Amazon utilizam o sistema de aprendizado de máquina para descobrir as preferências dos usuários. No Twitter, é possível saber o que pessoas e clientes falam de uma determinada pessoa ou empresa, uma vez que o machine learning foi combinado com regras linguísticas. A plataforma Google Ads utiliza o método para melhorar o alcance dos anúncios. Com o objetivo de que os anunciantes tenham menos trabalho e mais resultados, o Google permite que, através de informações fornecidas pelos anunciantes, o machine learning escolha como será o anúncio. De acordo com a empresa, a iniciativa tem rendido 15% de cliques a mais do que os anúncios de quem decide manualmente, comprovando que a tecnologia tem transformado diversos setores da economia.
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